quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Um centro de excelência

A universidade brasileira não espelha todos os anseios de nossa sociedade, ainda marcada por traços de atraso e acentuadas desigualdades. Entendemos que esta deva assumir um papel transformador da realidade de uma parcela majoritária dos jovens brasileiros que não têm acesso ao ensino superior, nem tampouco, garantidos os seus direitos essenciais. Com efeito, os indicadores de desigualdade do Brasil estão entre os piores da América Latina. A universidade publica no País deve produzir conhecimentos que fazer avançar as nossas fronteiras científicas e tecnológicas.

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) é um dos mais significativos polos de produção do conhecimento do País nas áreas de estatística, física, matemática e química. Este centro conta com cerca de 130 professores em regime de dedicação exclusiva, sendo uma parcela significativa formada por pesquisadores de reconhecimento internacional.

Os seus quatro departamentos desenvolvem cursos de pós-graduação no nível de mestrado e doutorado, todos com conceito na Capes superior ou igual a cinco, numa escala que vai de dois a sete.

Por estar localizado numa região que vem apresentando intenso crescimento econômico nos últimos anos, coloca-se naturalmente como um espaço de referência para a formação de capital humano capacitado e para a formulação de ideias propulsoras dos processos que fermentam o desenvolvimento do nosso Estado. Suas atividades estão direcionadas à formação de professores e profissionais, desconstruindo os preconceitos e permitindo a construção de parcerias frutíferas. Os seus cursos de
graduação e pós-graduação possibilitarão o uso das ciências exatas como instrumento fundamental de melhoria do nosso capital humano para atender as crescentes demandas do mercado de trabalho.

Estimulamos a produção de conhecimento com qualidade nas quatro áreas citadas, produzimos ações sociais que permitem uma maior inserção qualificada na sociedade e contribuímos para a formação continuada dos professores da rede pública do estado por meio de cursos de extensão. Somos um centro de prestígio acadêmico indiscutível no País. Devemos prosseguir, sem desvios, na direção do reconhecimento do mérito e de sua busca incessante. O CCEN é um motivo de orgulho para a ciência do Brasil
e, em especial, para a sociedade pernambucana.

(O artigo acima foi publicado inicialmente no Jornal do Commercio no dia 2 de novembro de 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário