domingo, 3 de abril de 2011

Just Smile...

Confesso que tenho muito pouca admiração pelos políticos brasileiros, mas gostava do modo combativo do ex Vice-Presidente Sr. José de Alencar, sobretudo sua firmeza e seu modo de ser, sempre com um sorriso amplo, alegre e ingênuo, mesmo em momentos difíceis.

Na última terça-feira, dia de sua morte, acabado de chegar a São Paulo, fiquei num hotel bem perto da Rua Barata Ribeiro, onde ele faleceu (Hospital Sírio Libanês). Por volta das 15hs, verificando a grande movimentação nas cercanias da Barata Ribeiro, fiz uma oração de conforto pela família de José de Alencar, mas me veio logo à mente uma das minhas canções prediletas "Smile" de Chaplin, Turner e Parsons.

Eu acho que a letra dessa música se identifica muito com a vida dele nos últimos anos. Essa música (cantada por Nat King Cole) marcou muito a minha infância, pois minha mãe colocava o long-play de Nat para eu dormir de tarde. Minha homenagem ao José de Alencar com a letra de Smile (ouçam a música cantada pelo grande Nat em http://letras.terra.com.br/nat-king-cole/388355):

"Smile though your heart is aching
Smile even though it's breaking
When there are clouds in the sky, you'll get by
If you smile through your fear and sorrow
Smile and maybe tomorrow
You'll see the sun come shining through for you

Light up your face with gladness
Hide every trace of sadness
Although a tear may be ever so near
That's the time you must keep on trying
Smile, what's the use of crying?
You'll find that life is still worthwhile
If you just smile

That's the time you must keep on trying
Smile, what's the use of crying?
You'll find that life is still worthwhile
If you just smile"

5 comentários:

  1. O Sr. Alencar é um exemplo de FÉ e PERSEVERANÇA. Em todas as suas aparições em público e/ou para a mídia, demonstrava a certeza de sua fortaleza em Deus e na vontade dEle.

    ResponderExcluir
  2. Sinto por não ter me interessado mais pela vida desse grande homem antes de sua partida. É como se eu tivesse perdido uma grande parte da história de um País, de uma geração, uma parte até da minha própria história, visto que o reflexo da vida e do amor pelo trabalho que esse homem expressava estão no cotidiano de todo brasileiro de bom coração. Esse que não raras as vezes deixou de ser o poderoso Vice-Presidente de uma grande nação continental para ser o homem simples de sorriso largo e palavras doces. E mesmo quando seus dias iam-se abreviando, as palavras desse José de Alencar, Zé, eram de um que ainda espera pelas espinhas da pulberdade, pela aurora de sua vida. Um gigante, um menino, Zé.

    "Se Deus quiser me levar, não precisa de câncer para isso. Mas, se Ele quiser que eu viva, não há câncer que me leve".

    Obrigado, Sr vice-Presidente. Obrigado, Zé.

    Sérgio Ricardo
    Aluno de Medicina Veterinária UFRPE
    2º Período Manhã

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvisa nenhuma josé de alencar foi um grande politico e acima de tudo, um grande homem, que sempre honrou seu nome e seu povo.
    Ele era uma positiva referência para os demais, para os jovens, os empresários e políticos e, acima de tudo, para aqueles que acreditam na honestidade, no trabalho e na fé como base para a construção de um futuro melhor e mais justo. para todos.


    Ricardo Henrique Gouveia
    Medicina veterinária- manhã - UFRPE

    ResponderExcluir
  4. Jalusa Seidel de Oliveira Aluna de Medicina Veterinária UFRPE 2º Período Manhã22 de maio de 2011 às 16:43

    Realmente a morte do Sr. José de Alencar foi uma das piores perdas para a política e a sociedade em geral brasileira, pena que enquanto um homem honesto como ele se vai, os responsáveis pela corrupção ficam.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com os comentários das pessoas acima, e principalmente com o de Sérgio Ricardo, na parte que ele escreve ''sinto por não ter me interessado mais pela vida desse grande homem antes de sua partida'', realmente é como se eu tivesse perdido um dos melhores capítulos da história democrática brasileira, pelo menos com isso tudo, o Sr. José de Alencar vai deixar uma boa imagem e reputação para todos, e essa imagem que deve ser tida como exemplo para os próximos governantes do nosso país.

    Marcelo H. - Medicina Veterinária 2ºPeíodo Manhã

    ResponderExcluir