terça-feira, 17 de maio de 2011

Um Grande Mestre: O Prof. Wilton de Oliveira Bussab !

Um dia muito triste esta 2ª feira, dia 16 de maio, para a Estatística Brasileira que ficou mais pobre com o falecimento do Prof. Wilton de Oliveira Bussab. Ele era professor aposentado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo e professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. O Prof. Bussab foi ainda Presidente da Associação Brasileira de Estatística (ABE) em duas ocasiões, 1986 a 1988 e 2006 a 2008, e tinha grande experiência científica nas áreas de análise multivariada, amostragem e metodologia quantitativa.

O Prof. Wilton era Bacharel e Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1964) e foi um dos primeiros mestres em Estatística desta instituição (1971). Fez doutorado na prestigiosa London School of Economics (University of London), em 1976, defendendo tese sob a orientação de Martin Knott. Tinha vários livros publicados, sendo que seu livro "Estatística Básica", em co-autoria com Pedro Morettin, é o livro mais conhecido em português da área de Estatística.

O Prof. Bussab desenvolveu inúmeras atividades de assessoria estatística para empresas e instituições governamentais. Era um exímio professor com aulas interessantes que atraíam grande audiência. Ele orientou várias dissertações de mestrado e teses de doutorado, de professores que ocupam posição de destaque no cenário da Estatística nacional. Era uma presença sempre muito respeitada e admirada nos eventos que participava com frequência. Em 2006, ganhou o Prêmio ABE pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da Estatística no País.

Conheci o Prof. Wilton em 1978 durante o 3º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE) e, desde então, passei a admirá-lo como uma pessoa correta, de princípios, comedida, muito educada e atenciosa, um pouco reservada, e que sempre
se mostrava interessado em ajudar aos seus alunos a aprenderem mais e mais os princípios e as técnicas estatísticas.

Em uma reunião regional da ABE que coordenei em Recife, em 1986, ficamos mais próximos, e fomos jantar juntos em alguns restaurantes de Boa Viagem e Olinda. À época, ele era Presidente da ABE. A última vez que estive com ele foi em Águas de São Pedro, durante o último SINAPE, realizado em julho de 2010. Acompanhei, mesmo distante, de Recife, preocupado e bem atento ao seu problema de saúde. Tenho firme convicção que ele deixou milhares de admiradores na academia e fora dela, entre eles, eu. Infelizmente, a vida não é nunca como nós queremos! Pessoas como o Bussab deveriam viver pelo menos 200 anos, para que nos proporcionasse mais ensinamentos e coisas boas com sua dileta presença.

2 comentários:

  1. Gauss, ótima homenagem.
    O professor Bussab dava excelentes aulas e sempre foi muito acessível a todos, aceitando participar e ajudar alunos! É uma inspiração a para dar a melhor aula possível.

    ResponderExcluir
  2. veeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeca

    ResponderExcluir