quinta-feira, 16 de junho de 2011

Distribuição de Weibull

Muitas vezes ficamos bastante chateados quando trabalhamos bastante num artigo, ao longo de meses, quando o mesmo é rejeitado num periódico. Inúmeros cientistas passaram várias vezes por situações como essa.

Quando o engenheiro e matemático sueco Waloddi Weibull publicou sua famosa distribuição de probabilidade há exatos 60 anos, seu artigo foi inicialmente rejeitado da seguinte forma:

"The article was refused with the comment that it was interesting but of no practical importance."

A distribuição de Weibull é uma das mais importantes da Engenharia e da Estatística.
Coloquei "Weibull distribution" no google e surgem 331.000 resultados. Comparando o grande cientista com dois cantores famosos encontrei em termos de citações no google:

Waloddi Weibull - 9.040 resultados

Paul McCartney - 51.600.000 resultados

John Lennon - 60.000.0000 resultados

E, para ficarmos verdadeiramente cientes que quantidade não é qualidade e da grande mediocridade inerente do ser humano, pude constastar no google que:

Reginaldo Rossi - 1.060.000 resultados.

Gabriel o Pensador - 1.700.000 resultados

Com todo o respeito àqueles (inclusive amigos meus) que gostam desse cantor brega - de péssima qualidade -, ou do intitulado "pensador" (também péssimo). Ciência é realmente para uma casta privilegiada!

2 comentários:

  1. Excelente comentário e perfeitas comparações! Me sinto de fato privilegiado em poder acompanhar a ciência assim como acompanhar sua palestra na UFG nesse 25/09. Minha vida com essa exata ciência posso dizer que também se divide em antes do EGOPE e depois do EGOPE. Obrigado por suas contribuições.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir