terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Pesquisa Científica

Caros Redistas,

Pesquisa científica só se faz com muito esforço, determinação,
paciência e sobretudo muito trabalho. Qualquer tentativa
em contrário não se em configura pesquisa cinetífica.

Eu passei mais de 30 anos para publicar um artigo científico.
Eu obtive quase todos os resultados teóricos (sem as devidas
aplicações) do artigo citado abaixo quando morava num "basement"
na cinzenta Londres em outubro de 1979.

Entretanto, os programas computacionais à época, não tinham
facilidades gráficas para comprovar que os resultados teóricos
realmente eram úteis e funcionavam bem. Foi quando solicitei ao
Alexandre Simas (brilhante aluno de doutorado do IMPA) para
fazer toda a análise gráfica e as aplicações. Depois de
vários meses de trabalho, ele me entregou a parte gráfica
pronta e, ainda mais, estendeu algumas aplicações e colocou
condições bem mais rigorosas nas demonstrações que eu
tinha feito no passado longínquo.

Eu submeti o paper "The distribution of Pearson residuals in generalized
linear models" em maio de 2008 e somente um ano depois
o artigo foi efetivamente publicado no CSDA. Nesses termos,
mais de 30 anos foram gastos para o trabalho ser reconhecido.

Infelizmente, existe o outro lado da moeda, alguns colegas sem a
devida noção do que seja ciência, insistem em aceitar qualquer
"porcaria" como trabalho de pós graduação e, pior ainda, sendo
feita de forma verdadeiramente enganosa, mera cópia de textos
bastante manjados -, com a velocidade só inerente
a verdadeiros gênios.


Cordiais Saudações,

Gauss Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário