quinta-feira, 17 de junho de 2010

O mau gosto musical

É impressionante como o mau gosto musical prolifera a passos largos nos canais de TV e nas rádios. A grande maioria das letras, músicas, cantores e cantoras é de dar pena.

Quem (como eu) cresceu ouvindo Agostinho dos Santos, Angela Maria, Orlando Silva, Vinicius de Moraes, Baden Powell, Elis Regina, Cauby Peixoto, "o chato" João Gilberto, Tim Maia, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Wilson Simonal, Nara Leão, entre outros, e escuta os intérpretes de hoje - com raras exceções -, comprova a decadência musical no País.

Para aqueles mais jovens, leiam abaixo os versos da música do Pixinguinha denominada "Rosa". O autor dessa letra era um simples mecânico, que morava em Engenho de Dentro (bairro classe média carioca situado entre o Meier e Piedade) chamado Otávio de Souza.

Eu passava muito por esses bairros quando dava aula à noite na Universidade Gama Filho (1975-1977). Procurem ouvir Rosa no youtube cantada pela Marisa Monte. Depois disso, com grande chance, vocês terão que desligar a TV e o rádio quando surgir a grande maioria dos intérpretes atuais. Segue a belíssima letra de Rosa:


Tu és, divina e graciosa
Estátua majestosa do amor
Por Deus esculturada
E formada com ardor
Da alma da mais linda flor
De mais ativo olor
Que na vida é preferida pelo beija-flor
Se Deus me fora tão clemente
Aqui nesse ambiente de luz
Formada numa tela deslumbrante e bela
Teu coração junto ao meu lanceado
Pregado e crucificado sobre a rósea cruz
Do arfante peito teu

Tu és a forma ideal
Estátua magistral oh alma perenal
Do meu primeiro amor, sublime amor
Tu és de Deus a soberana flor
Tu és de Deus a criação
Que em todo coração sepultas um amor
O riso, a fé, a dor
Em sândalos olentes cheios de sabor
Em vozes tão dolentes como um sonho em flor
És láctea estrela
És mãe da realeza
És tudo enfim que tem de belo
Em todo resplendor da santa natureza

Perdão, se ouso confessar-te
Eu hei de sempre amar-te
Oh flor meu peito não resiste
Oh meu Deus o quanto é triste
A incerteza de um amor
Que mais me faz penar em esperar
Em conduzir-te um dia
Ao pé do altar
Jurar, aos pés do onipotente
Em preces comoventes de dor
E receber a unção da tua gratidão
Depois de remir meus desejos
Em nuvens de beijos
Hei de envolver-te até meu padecer
De todo fenecer

2 comentários:

  1. Brasil ganhou...que legaaaal!!

    Mas, vamos voltar à realidade?

    Entenda porque...Ouça e baixe GRÁTIS "Nas Ruas", mais uma música do Bleffe.

    Saiba como clicando AQUI

    Aproveite a passagem pra navegar e comentar no nosso Blog. Valeeeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Prof. Gauss,

    A letra dessa música é realmente uma obra prima. Espanta-me ter sido escrita por um mecânico. Posso lhe assegurar que os mecânicos de hoje não são tão poéticos como os de antigamnete.

    Um abraço,
    Márcia

    ResponderExcluir