domingo, 18 de julho de 2010

Leia-se pelo Avesso

O Sermão da Montanha (que considero um texto de grande profundidade e sabedoria) não se aplica aos nossos dias. Lê-se em Mateus 5:3-12:

"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus!
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de Mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós".

Observe-se o sincretismo religioso dos nossos dias e as profundas alterações que estão sendo feitas na doutrina pura e simples de Jesus Cristo. Se Cristo voltasse à Terra, nada reconheceria da sua doutrina. Tudo lhe seria estranho e, mais do que isso, hostil.

O que se fez do Sermão da Montanha e dos Dez Mandamentos? Onde, em que parte do mundo, existe uma sociedade baseada nos Dez Mandamentos e regida pelo Sermão da
Montanha? O 1º que manda amar a Deus sobre todas as coisas? É o dinheiro que se ama e os interesses pessoais, quase sempre inconfessáveis. O 4º que manda honrar pai e mãe? Os filhos obedecem aos pais? O 5º que manda não matar? Quando se matou mais e mais cruelmente do que hoje no Brasil? O 7º que manda não furtar? A resposta fica com os políticos do mundo inteiro. O 10º que manda não cobiçar as coisas alheias?

O que acontece com os humildes? São explorados, a começar pelos pseudo-pastores da maioria das seitas que assolam o nosso País. O que acontece aos que choram? São abandonados. O que acontece aos mansos? São postos à margem da sociedade em que vivem. O que acontece aos que têm fome e sede de justiça? São deixados à própria sorte. O que acontece aos que se compadecem da sorte alheia, aos que pregam a harmonia entre os homens? São perseguidos, presos e maltratados.

O que acontece aos limpos de coração, e que por isso insistem em levar uma vida limpa, correta e honesta? São processados e muitos estão morrendo de fome e andam quase nus, porque os outros lhes negam quase tudo.

Leia-se o Sermão da Montanha e dos Dez Mandamentos pelo avesso, e é isso que temos feito, e é isso que fazemos, e é essa a Lei dos Profetas dessa civilização pagã, e que insiste em se chamar cristã!

4 comentários:

  1. Gauss,

    Em poucas linhas você definiu bem o mundo de hoje e, em especial, o nosso País. Continue sempre assim. Sem amigo, Carlos Lira

    ResponderExcluir
  2. Prof. Gauss,

    O senhor continua insuperável. Seus pontos de
    vista são precisos e verdadeiros. Sua aluna e grande admiradora. Regina

    ResponderExcluir
  3. Ola Gauss,

    Aqui é a Laura Lopes que foi sua aluna no Colégio
    Marista em 1972. Faz tempo que não lhe vejo mas
    sempre acompanho através de amigos sua trajetória.
    Você continua sendo o melhor professor e formador de opinião que conheci na minha vida.
    Receba meu abraço,
    Laura

    ResponderExcluir
  4. Cara Laura Lopes,

    Grato pelas palavras carinhosas. Abs,

    ResponderExcluir