sábado, 17 de julho de 2010

Pobre Weibull!

Muitas vezes ficamos furiosos - quando verificamos que nosso artigo que julgamos muito bom - foi rejeitado com um parecer estupido ou inusitado. A ciência sé pode ser feita com paciência e muita persistência. Essa assertiva é válida mesmo para ghrabndes cientistas.

A distribuição de Weibull é uma das mais importantes da estatística e tem várias aplicações em diversas áreas do conhecimento, desde a engenharia até a biologia passando pela economia. Ele a publicou em 1951 no artigo:"A statistical distribution function of wide applicability. J. Appl. Mech. 18:293-7, 1951.

O Dr. Artur Lemonte - jovem talentoso que atualmente faz pós-doutorado no IME/USP -, me enviou um artigo que cita que o paper da distribuição de Weibull foi inicialmente rejeitado em outro periódico com o seguinte parecer: "it was interesting but of no practical importance".

Pobre Weibull! Entretanto, nada como um dia após o outro, como diz um provérbio popular. Nos dias de hoje, a distribuição de Weibull ocupa uma posição de grande destaque na galeria das mais importantes distribuições de probabilidade face às inúmeras aplicações.

Outro exemplo: John Nelder teve seu artigo que definia os modelos lineares generalizados rejeitado na Biometrika e no JRSS-B sob a alegacao que não era bem fundamentado matematicamente. Esse fato, o próprio Nelder me contou. Depois, ele teve que se contentar com a publicacao do antigo no JRSS-A.

Nos termos acima, devemos sempre nos lembrar dessas estórias, para não desistirmos de fazer ciência quando recebemos um sonoro "NÃO". Como diz o livro sagrado:
"não deixeis o sol se por sobre nossa ira"

Nenhum comentário:

Postar um comentário